Departamentos

DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO
 
O Departamento Doutrinário tem a finalidade de transmitir conteúdos doutrinários, por intermédio de Estudos e Palestras Públicas, que atendam ao tríplice aspecto da Doutrina Espírita – ciência, filosofia e religião – visando a divulgação, a difusão e continuidade da Doutrina Espírita em suas bases, no sentido de colocar a mensagem esclarecedora e consoladora da Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de todas as pessoas, indistintamente. 
 
 
Da Palestra Pública
 
As Palestras Públicas são realizadas aos domingos às 20hs horas, com duração de 30 a 40 minutos.
Nas Palestras Públicas são realizadas exposições sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita, voltados a atender aos interesses da população, em suas necessidades de esclarecimento e consolação, embasados nas obras da codificação.
 
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
 
O Setor de Estudos Doutrinários tem a finalidade de promover e divulgar o pleno conhecimento da Doutrina Espírita, por intermédio do estudo sério, contínuo e perseverante da Codificação Kardequiana, preservando-lhe a pureza dos princípios doutrinários, desprovidos de qualquer ritual, idolatria ou culto exterior.
 
O Setor de Estudo observa as orientações da FEB, da FEC e da URE 9 .
 
Aos Domingos as 19hs temos um grupo aberto de Estudo do Livro dos Espiritos. 
E na segunda-feira as 19:30 um grupo fechado do ESDE.
 
 
 
DO DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE 
 
Departamento de Evangelização da Infância e Juventude tem como objetivo ensinar e divulgar o Espiritismo a pessoas de 3 a 18 anos, evangelizando-as para a vida e formando futuros trabalhadores para a Casa Espírita. 
 
I – proporcionar ao evangelizando o estudo da lei natural que rege o Universo, da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”; 
II – oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível. 
I – Setor da Infância, que atende crianças com idade entre três e doze anos e 
II – Setor da Pre-Juventude e Juventude e que atende jovens de doze a 18 anos.
 
O horário de funcionamento do Maternal ao segundo ciclo é das 20hs até o termino da reunião doutrinária, aos domingos. 
O horário de funcionamento da Pré juventude e Juventude aos sabados das 16hs as 17:30.
 
 
 
DO DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL
 
O Departamento de Atendimento Espiritual tem por finalidade promover o atendimento às pessoas que buscam e freqüentam o Centro Espírita visando obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual dentro dos princípios da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus. 
 
O trabalho do Departamento de Atendimento Espiritual é desenvolvido pelos seguintes Setores: 
 
I – Setor de Recepção (aberta todos os domingos a partir das 19 horas)
O Setor de Recepção tem por finalidade acolher fraternalmente os que procuram a Casa Espírita, de forma fraterna e solidária, conforme orienta o Evangelho à luz da Doutrina Espírita, principalmente os que chegam pela primeira vez, esclarecendo, orientando e informando sobre as atividades, reuniões e cursos realizados na Casa Espírita. 
 
II – Setor de Atendimento Fraterno; 
O Trabalho de Atendimento Fraterno consiste em receber fraternalmente aquele que busca a Casa Espirita dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades, com a finalidade de Acolher, de forma fraterna e solidária, dentro dos princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, ouvindo e orientando com respeito, atenção e humildade aquele que: 
 
a) Deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades do Centro Espírita; 
b) Deseja receber ajuda material e/ou espiritual;
c) Deseja informação ou estudo;
d) Necessita de assistência, orientação doutrinária, amparo ou consolo;
e) Tem interesse em conhecer a Doutrina Espírita e o trabalho espírita.
 
O Atendimento Fraterno funciona aos domingos, apos a palestra, a partir das 20hs.
 
III- Do Setor De Passes
O Setor de Passe tem a finalidade de coordenar a assistência socorrista magnética e espiritual por intermédio do passe. 
O Atendimento pelo Passe visa a oferecer aos que necessitam e desejam receber os fluidos de reequilíbrio e de paz, oferecidos pelos Benfeitores Espirituais, por intermédio dos colaboradores encarnados, de maneira simples, organizada e com um planejamento previamente estabelecido.
 
§ 1º. As atividades do passe são desenvolvidas ao término das Palestras Públicas.
 
Passes De Tratamento Domiciliares
 
Sempre que solicitado, o Departamento comporá uma equipe que irá prestar o socorro necessário na residência de pessoas que estiverem realmente impossibilitadas de comparecer à Casa Espírita.
 
IV- Setor de Irradiações
 
O Setor de Irradiações tem como finalidade amparar e fortalecer os carentes de atendimento espiritual e aos trabalhadores do Centro Espírita e do Movimento Espírita.
 
O trabalho de Irradiações é um trabalho de vibração em conjunto, para irradiar energias de paz, de amor e de harmonia, inspiradas na prática do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, em favor de encarnados e desencarnados carentes de atendimento espiritual.
 
É uma Reunião aberta aos freqüentadores e trabalhadores da Casa.
 
O Mentor espiritual deste trabalho é “Bezerra Menezes”, patrono do Espiritismo, pois foi por recomendação deste espírito que as Casas Espiritas iniciaram este trabalho. 
 
As atividades de Irradiações acontecem às segundas feiras no horário das 19:hs as 19:30. 
 
V- Setor De Evangelho No Lar  E Implantação De Evangelho No Lar
Este setor terá como objetivo a implantação do culto cristão do Evangelho no lar e a prestação de socorro aos necessitados que tiverem impedidos de ir a Casa Espírita.  
Os lares interessados deverão inscrever-se, preenchendo formulário próprio ou quando indicado pelo Atendimento Fraterno. 
A atividade de Evangelho no Lar é desenvolvida da seguinte forma: 
I – leitura de uma página do livro O Evangelho segundo o Espiritismo” visando à harmonização e sintonia de todos; 
II – prece inicial; 
III – comentários com a participação de todos os presentes; 
IV – enriquecimento eventual com histórias ou narrativas de fatos reais vinculadas ao assunto; 
V – vibrações pelos familiares, amigos, enfermos e outros;  
VI- Pode-se aplicar o passe em caso de enfermos que não tenham condições de se deslocar ao Centro Espirita.
VII – prece de encerramento.
VIII – evitar ultrapassar o tempo de uma hora para a realização da reunião, reduzindo-se o tempo se houver crianças;
 
Poderá ser utilizar para leitura e reflexão textos colhidos nos livros “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “Evangelho em Casa”, “Jesus no Lar” e outros caracterizados pelo estudo da moral cristã à luz da Doutrina Espírita.
 
 
 
DO DEPARTAMENTO DA MEDIUNIDADE
 
O Departamento de Mediunidade tem por finalidade promover, coordenar, acompanhar, avaliar, orientar e controlar as atividades relacionadas com a educação e prática da mediunidade. 
Os Estudos e pratica da Mediunidade são realizados sempre as segundas-feiras no horário das 20hs às 21:30.
 
Nos Grupos de Estudo da Mediunidade observa-se o seguinte: 
I – o Estudo e Educação da Mediunidade destina-se a pessoas adultas que possuam conhecimento básico da Doutrina Espírita, portadoras ou não de mediunidade ostensiva (dotadas especialmente de psicofonia, psicografia, vidência e audiência), e que pretendam aprofundar o conhecimento doutrinário no campo da mediunidade; 
II – somente serão admitidos como participantes nestes grupos os integrantes de grupos de estudos e que já tenham realizado o Estudo da Doutrina Espírita, e além da capacitação doutrinária propriamente dita, é necessário que o candidato à prática mediúnica revele possuir condições psicológicas, éticas e morais compatíveis com a natureza do trabalho. 
 
Da Reunião Mediúnica
 
A Reunião Mediúnica é uma atividade privativa, na qual se realiza o serviço de assistência aos Espíritos necessitados, integrada por trabalhadores voluntários que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa. 
 
I – exercitar a faculdade mediúnica de forma saudável e segura, em perfeita harmonia com os princípios da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus; 
II – manter intercâmbio mediúnico com Espíritos desencarnados, participando do trabalho de auxílio aos que necessitam de amparo e de assistência espiritual, assim como refletir a respeito das orientações e esclarecimentos transmitidos pelos benfeitores da Vida Maior; 
III - auxiliar os encarnados e desencarnados envolvidos em processo de reajuste espiritual;
IV - cooperar com os Benfeitores Espirituais no trabalho de fortalecimento da Casa Espirita e na assistência espiritual aos seus trabalhadores voluntários;
V – exercitar a humildade, a fraternidade e a solidariedade no trato com encarnados e desencarnados em sofrimento, empenhando-se no esforço de transformação moral.
 
Da Biblioteca Espirita
 
A Biblioteca Espírita funciona todos os domingos a partir das 19hs para empréstimo de livros espíritas. 
O leitor terá um prazo de quinze dias para cada empréstimo. Prazo este que poderá ser prorrogado a critério do responsável da biblioteca. Ao final dos quinze dias deverá apresentar o volume para devolução ou para renovar o empréstimo. 
 
Livraria Espirita
 
O Centro Espirita Casa da Fraternidade disponibiliza para venda livros, revistas, vídeos e cds, que estejam em conformidade com a Codificação Kardequiana, editados preferencialmente pela FEB ou por Federações Espíritas Estaduais ou ainda por outras editoras, sempre sob o crivo da comissão de avaliação do livro espírita; 
Aberta de segunda a sexta das 8hs as 17hs e também aos domingos a partir das 19hs.
 
 
 
DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESPÍRITA
 
O Departamento de Assistência Social Espírita tem como objetivo dinamizar as atividades relacionadas com o Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, fazendo cumprir o Artigo I- item III do estatuto– a manutenção e colaboração com os trabalhos assistenciais da “INSTITUIÇÃO ESPIRITA CASA DA FRATERNIDADE” (em atividade desde 1987), através do seu Departamento de Assistência Social. 
 
O Departamento de Assistência Social Espírita tem sob sua coordenação os setores Campanha Alta de Souza, Setor de Almoço com Jesus e Setor de apoio e manutenção da Instituição Espírita Casa da Fraternidade através dos Projetos Mulheres Solidarias Renascer, Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, Projeto Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro, Projeto Padaria Fraterna e outros que venham ser criados através da Instituição.
 
O Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita é a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, e tem por finalidades:
 
I – atender às pessoas e às famílias assistidas pela Instituição Espirita Casa da Fraternidade e pelo Centro Espirita Casa da Fraternidade em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual, conjugando a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, visando à sua promoção social e crescimento espiritual;
II – proporcionar ao trabalhador do Centro Espírita Casa da Fraternidade a oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho, junto às pessoas e famílias em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual.
 
Na execução da Tarefa de Assistência social adota-se como norma de conduta o texto “Pequeno Estatuto do Servidor da Beneficência” de Emmanuel”: 
 
“Amar ardentemente a caridade. 
Colocar-se no lugar da criatura socorrida. 
Considerar a situação constrangedora da pessoa menos feliz como sendo sua própria. 
Amparar com discrição e gentileza. 
Encontrar tempo para ouvir os necessitados. 
Nunca ferir alguém com indagações ou observações inoportunas. 
Abster-se de quaisquer exibições de superioridade. 
Usar a máxima paciência para que o necessitado se interesse pelo auxílio que se lhe ofereça. 
Jamais demonstrar qualquer estranheza ante os quadros de penúria ou delinqüência, buscando compreender fraternalmente as provocações dos irmãos em sofrimento. 
Aceitar de boa vontade a execução de serviços aparentemente humildes, como sejam carregar pacote, transmitir recados, efetuar tarefas de limpeza ou auxiliar na higiene de um enfermo, sempre que o seu concurso pessoal seja necessário. 
Respeitar a dor alheia, seja ela qual for. 
Acatar os hábitos e os pontos de vista da pessoa assistida, sem tentar impor as próprias idéias. 
Tolerar com serenidade e sem revide quaisquer palavras de incompreensão ou de injúria que venha a receber. 
Olvidar melindres pessoais. 
Criar iniciativa para resolver os problemas de caráter urgente na obra assistencial. 
Evitar cochichos ou grupinhos para comentários de feição pejorativa.
Estudar para ser mais útil. 
Não apenas verificar os males que encontre, mas verificar-lhes as causas para que se lhes faça a supressão justa. 
Cultivar sistematicamente a bênção da oração. 
Admitir os necessitados não somente na condição de pessoas que se candidatam a recolher os benefícios que lhes possamos prestar, mas também na qualidade de companheiros que nos fazem o favor de receber-nos assistência, promovendo e facilitando a nossa aproximação do Cristo de Deus.”  
 
Campanha Alta De Souza
 
A Campanha de Fraternidade “Auta de Souza” é uma campanha de rua que se destina a levar a sublimidade dos ensinos de Jesus, através da Doutrina Espírita, aos lares visitados, de porta em porta, sob a forma de uma palavra de conforto e de bom ânimo, de um ensinamento ou de uma amorosa vibração através de mensagens transmitidas pelos Espíritos responsáveis pela Evangelização do Brasil, e, bem assim, angariar donativos para as famílias carentes de ajuda em alimentos, roupas, agasalhos, etc.
 
A equipe é formada por trabalhadores da Casa Espirita e Movimento Espirita local e colaboradores em geral.
A Campanha é realizada em 3 Etapas:
 
I-Após Prece de Abertura; Identificação dos trabalhadores com crachá; Leitura das Bases e Regulamentos; Leitura de uma Poesia de Auta de Souza; Canção da Alegria Cristã; Na primeira Etapa é formada equipes que saem as ruas e aos pares realizam visitas domiciliares divulgando uma mensagem espírita consoladora juntamente com uma carta pedido para arrecadar donativos para os trabalhos assistenciais. 
II-Na Etapa seguinte voltamos aos mesmos lares, onde é entregue outra mensagem espírita e recolhidos os donativos. Desta forma, a Campanha de Fraternidade Auta de Souza oferta aos lares duas mensagens espíritas e oportuniza a prática da caridade a estes mesmos lares. 
III-Na 3ª Etapa, todo o material arrecadado é organizado, contado, relacionado e posteriormente é entregue ao Departamento Assistencial que fará a distribuição durante a realização do Almoço com Jesus para as famílias necessitadas (sempre no primeiro domingo de cada mês).
 
Almoço Com Jesus
 
O Almoço com Jesus tem por objetivo proporcionar uma momento de confraternização, vivencia e divulgação da Doutrina de Jesus entre trabalhadores, colaboradores, frequentadores, atendidos da Instituição Espirita Casa da Fraternidade e convidados de outras Casas Espiritas e cidadãos da cidade de Araranguá e região. 
O Almoço com Jesus deve proporcionar além da Confraternização também um momento de reflexão com uma Palestra de cunho Espírita antecedendo o almoço, e concomitantes diversas atividades de interação com as crianças e jovens. 
 
Na mesma manhã também são realizadas a formação do Grupo de Distribuição da Campanha Auta de Souza com a distribuição de alimentos, roupas e agasalhos. 
 
Todos os trabalhos são realizados de forma voluntaria com o apoio de colaboradores do Movimento Espirita da região, participantes dos grupos de estudos do Centro Espírita Casa da Fraternidade, e colaboradores em geral.
Os trabalhos do Almoço com Jesus são conduzidos pelo Presidente e Vice-presidente do Centro Espirita e dividido em subsetores de Organização, Evangelização, Cozinha, Recepção, e contar com as equipes da Campanha Alta de Souza, Divulgação, Bazar e Livraria do Centro Espirita. 
 
A atividade deve acontecer no primeiro domingo de cada mês (Março a Dezembro) e para a sua realização será arrecadado recursos materiais, financeiros e humanos. 
 
O Cronograma de atividades e horários do Almoço com Jesus: 
a) Recepção - 8:30 as 12:00
b) Grupo de Distribuição da Campanha Alta de Souza - 8:30 as 11:00
c) Vendas do Bazar e Livraria Espirita, empréstimo de livros - 8:30 as 11:00: 
d) Palestra 11:30 ao 12hs
e) Evangelização e Interatividade com as crianças e Jovens. 11:30 ao 12hs
f) Grupo de limpeza do Ambiente. 12hs as 14hs
É distribuído tíquetes antecipadamente no decorrer da semana para as famílias assistidas pelo setor de serviço social do Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã e convidados.
O Almoço será servido após a palestra. 
É indispensável a presença de todos na palestra para o almoço.
 
Do Bazar da Fraternidade
 
O Bazar da Fraternidade tem como objetivo angariar fundos para despesas diversas da Instituição, através da comercialização de produtos como roupas, calçados e utensilios diversos novos e semi-novos que são doados, por pessoas físicas e jurídicas para a Instituição Espirita Casa da Fraternidade e também desenvolver o trabalho voluntário em grupo buscando o desenvolvimento social, mental e espiritual de todos os voluntários; proporcionar para a população atendida a aquisição de produtos de baixo custo. 
Os preços das mercadorias são preços simbólicos, com objetivo único exclusivo de arrecadar pequenos valores, mas que na soma do montante seja de extrema importância para a instituição. 
São comercializados também no Bazar produtos artesanais confeccionados pelas Mulheres do Grupo Mulheres Solidarias Renascer. 
O Bazar abre de segunda a sexta no horário comercial (das 8s as 17hs) e nos domingos de Almoço com Jesus no horário que antecede a Palestra, das 8:30 as 11:30.



Apoiadores

Parceiros que nos auxiliam na execução de nossos projetos