Histórico do Centro Espírita

O CENTRO ESPIRITA CASA DA FRATERNIDADE, é uma associação e organização religiosa, de caráter educacional, assistencial, cultural e filantrópica, constituída por praticantes da Doutrina Espírita que se reúnem desde 08 de Novembro de 1987, na cidade de Araranguá/SC, na Rua Pedro Gomes, 740 – sala 1 – Loteamento Cidade das Avenidas – Bairro Lagoão, junto a Instituição Espirita Casa da Fraternidade, registrado oficialmente em 23/03/2010, tem por objeto e fins: 
 
I – o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita e no Evangelho de Jesus Cristo; concorrendo para união solidária das sociedades espíritas e a unificação do movimento espírita;
 
II – a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita, desenvolvendo, para tanto, atividades nas áreas assistencial, educacional, cultural, beneficente e filantrópica;
 
III – a manutenção e colaboração com os trabalhos assistenciais da “INSTITUIÇÃO ESPIRITA CASA DA FRATERNIDADE” (em atividade desde 1987), através do seu Departamento de Assistência Social. 
 
Em meados de 1987 um grupo de trabalhadores do Centro Espírita Luz, Paz e Caridade (Rosangela, Aurelio, Becker, Valdir) decidiram fundar uma creche no Bairro Lagoão. O projeto deu inicio à Instituição Espírita Casa da Fraternidade, onde durante o dia, na sede, funcionava a Creche Meimei, que atendia 35 crianças e durante as noites de quinta-feira, na sala principal, aconteciam as reuniões de estudos espíritas.
 
Em 1993, após inúmeras dificuldades de manutenção, os principais responsáveis Rosangela J.Soares e Aurélio Soldateli mudaram de cidade e a instituição ficou aos cuidados do CRE-09 - Conselho Regional Espirita,presidido na época, por Aramis Boritiyca, que em seguida também acabou tendo que se deslocar para outra cidade por motivos profissionais. Assumiram então a Direção da Instituição a presidente do Centro Espirita Luz, Paz e Caridade (Dona Ivone), que passou a indicar os diretores e trabalhadores das reuniões de estudos espíritas, que aconteciam nas noites de quinta-feira.  
 
Em 1999 foi eleita a primeira diretoria da Instituição Espirita Casa da Fraternidade composta por moradores do bairro (Catia Hahn, Edson Ribeiro, Luciani Teixeira e Alex Gomes) e os senhores Aristides e Paulo de Tarso, do CELPC, que vinham dar apoio nos estudos. 
Embora com numero sempre reduzido de trabalhadores, quase todos da mesma família, conseguiu-se manter os trabalhos espirituais de palestras e estudos e dar apoio aos trabalhos assistenciais da instituição. Até o ano de 2009, o grupo pequeno era formado por Catia, Alex, Luciani, e Gianni, que dividiam as tarefas de palestras, evangelização infantil, estudos doutrinários e estudos da mediunidade.
 
Aos poucos novos trabalhadores foram chegando. As atividades doutrinarias de palestras, passes, atendimento fraterno e estudos doutrinários passaram a acontecer aos domingos. 
 
Em 2009, para evitar confusões por questões religiosas, decidiu-se constituir um estatuto próprio, desvinculando os trabalhos do Centro Espírita da Instituição Espírita Casa da Fraternidade, mas devido ao numero reduzido de integrantes e pouca experiência doutrinaria, a direção do Centro Espírita se manteve aos cuidados do casal Catia Hahn e Alex Gomes. 
 
Desde 2013 decidiu-se iniciar um trabalho de integração entre os trabalhadores do Centro Espírita e do Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, com almoços mensais com a comunidade. Nasce o Projeto Almoço com Jesus, com varias atividades de integração, desde Evangelização Infantil, Campanha Alta de Souza, Doação de roupas e Bazar, Livraria e Palestra, tudo culminando com o almoço de Confraternização. Isso fez com que trabalhadores de outras Casas Espiritas e do movimento espírita local passassem a contribuir mais com os trabalhos assistenciais da Casa da Fraternidade. 
 
Em Agosto de 2015 Alex desencarna. Catia Hahn ainda continua presidente do Centro Espírita Casa da Fraternidade e ainda preside e coordena os trabalhos assistenciais da Instituição Espírita Casa da Fraternidade de forma voluntaria.  



Apoiadores

Parceiros que nos auxiliam na execução de nossos projetos