A Casa - História

* Fundada em 08/11/1987 (há 32 anos), pelo Movimento Espírita da Região Sul /SC. 
* Localizada Rua Pedro Gomes, 740- bairro Lagoão, Araranguá / SC no Bairro Lagoão, em Araranguá
* Entidade Beneficente registrada no CNAS com a tipificação “Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes”
* Tem como objetivo "o apoio à educação, cultura e ao esporte e serviços de assistência social para a infância, juventude e a família em situação de vulnerabilidade. 
 
Principais Prêmios e Certificações: 
* Reconhecida Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura/Fundação Catarinense de Cultura através do Projeto Juventude Luzes do Amanhã- 10/2009  
* Selecionado Criança Esperança 2011/2012. 
* Semifinalista do Premio Itaú Social 2012 
* Premio de Apoio as Bibliotecas Comunitárias- 2013 (Fundação Biblioteca Nacional)
* Selecionado Criança Esperança 2013/2014.
* CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - 2012 
* Premio Pontos de Cultura 2016
* Selecionado Criança Esperança 2019/2020
* Premio Culturas Populares (Teixeirinha) 2019/2020
 
Estrutura
Possui sede própria numa área de 1.895 M2 contendo área edificada com salão de artes (musica, dança, capoeira, teatro e cinema) e sala de palestras, sala de atendimento psicológico e assistencial, sala de estudos.
Biblioteca equipada sala de leitura, informática e sala de Reforço Escolar 
Cozinha, refeitório, banheiros e área de serviço, Área coberta para recreação.
Padaria e sala de musica
Sala de Costura (Grupo Renascer), 
Secretaria e administração. 
 
Nossa História 
Fundada pelo Movimento Espírita da Região Sul de SC em 08.11.1987 na cidade de Araranguá, cidade com 68.000 habitantes, a Casa da Fraternidade é uma organização assistencial, educacional e cultural, que vem prestando assistência a qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade social. Registrada no CNAS para o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, ao longo de seus 34 anos de existência, vem realizando diversos projetos educacionais, culturais e assistenciais. Tem como missão "Contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo, trabalhando sentimento, vontade e razão, conscientizando-o de seu papel ativo, crítico e construtivo na sociedade."
 
Em meados de 1987 um grupo de trabalhadores Espíritas decidiram fundar a Creche Meimei no bairro Lagoão, município de Araranguá. O projeto deu início à Instituição Espírita Casa da Fraternidade, que realizava além de palestras, um trabalho de evangelização. A partir de 1997 o jovem Alex Gomes (in memoriam) passou a ensaiar uma peça de teatro (Julinho, O engraxate) com adolescentes do bairro, formando o Grupo de Jovens Luzes do Amanhã. Em 2000 os trabalhos da creche foram transferidos, e nova Diretoria da Casa da Fraternidade conseguiu a reforma da Casa com ajuda de voluntários da comunidade. Em junho de 2001 iniciaram-se as atividades do novo projeto “Juventude Luzes do Amanhã”, que foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2008/2009 se tornando Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã devido ao extenso trabalho desenvolvido na área da Cultura.
 
Com uma proposta educacional pautada nos ensinamentos dos pensadores Pestalozzi e Paulo Freire, que valorizam a liberdade de expressão, a construção de pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e cidadania em seus princípios, e também nas ideias de Delors e Sathia Sai Baba na defesa da valorização do SER através de uma educação em valores e direitos humanos vem contribuindo com a educação integral dos assistidos, e ano após ano novas atividades foram surgindo, além do teatro são realizadas diversas oficinas culturais como canto coral, musicalização, violão, bordado, artes visuais, dança, balé, capoeira, além de aulas de valores humanos, reforço escolar, aulas de informática e inglês, dentre outros. Como uma grande arvore aos poucos outros projetos foram surgindo de forma integrada: os projetos “Mulheres Solidárias Renascer”, a “Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro” e outros foram ganhando autonomia como a “Cia Teatral Bocarela das Palavradas iniciada desde 2002”.
 
A partir de 2003 a instituição já conta com a contribuição de médicos, psicólogos e psicopedagogos voluntários, e passamos a servir almoço e lanche para os mais carentes. As ações foram divididas em atividades Socioeducativas e Culturais, Ações Educacionais e Ações Comunitárias e Socio-Familiares, com o Projeto Amor aos Nossos Filhos.
 
Nos anos 2012 e 2014 o Projeto Juventude é apoiado pelo Criança Esperança, dando visibilidade e melhorando sua estrutura física e humana. Por meio do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã além das tradicionais oficinas surgem o boi de mamão, as brincadeiras antigas e de forma integrada o Projeto Cinema na Comunidade. Agora a instituição conta com um produtor cultural, que vai dar conta de sua extensa agenda de apresentações artísticas na cidade e região, além dos eventos, que também auxiliam na arrecadação de fundos, como o Café Cultural, Sarau e Noite Cultural, atingindo um público em torno de 8.000 pessoas por ano nas apresentações.
 
A partir de 2015 surgem os Projetos Bazar Solidario e Saude Solidaria, fundamos a Padaria Escola Pão Fraterno em 2016, e passamos a ter o apoio das universidades com projetos de extensão entre eles o Projeto Boi de Mamão na Comunidade (UNESC), o Projeto Brincando e Aprendendo (UFSC), Projeto Customização Renascer (IFSC).
 
Em 2019 com o apoio dos Supermercados e empresas de mídia da região iniciamos a Campanha Geração Solidaria que vem dando sustentabilidade a instituição. Ganhamos o Premio Teixeirinha Culturas Populares, e em 2020 conquistamos mais uma vez o Criança Esperança com o Projeto Capoeira Meninos do Futuro.
 
Hoje a instituição vem diariamente trazendo o estímulo e a promoção social através da arte para mais de 300 crianças e adolescentes, além da preparação para o mercado de trabalho de jovens e ações assistenciais para 250 famílias em situação de risco social de forma inteiramente gratuita. São mais de 600 pessoas atendidas semanalmente nos projetos e mais de 1300 beneficiados todos os meses nas ações sociais.
 
Através de seus projetos, percebe-se o grau de importância dos trabalhos desenvolvidos pela Organização e como a mesma é reconhecida de forma essencial na sociedade há tantos anos, trazendo mudanças e benefícios a mais de três gerações.
 
Missão
"Contribuir com o desenvolvimento integral do individuo, trabalhando sentimento, vontade e razão, conscientizando-o de seu papel ativo, critico e construtivo na sociedade, na formação do homem de bem".
 
Visão
"Ser referencia em Educação Integral proporcionando um ambiente acolhedor, fraterno, solidario, comprometido com a pratica dos Direitos humanos"
 
Valores 
 •  Preocupação humanista e universalista; 
•  Respeito à dignidade, diversidade e direitos da pessoa;  
•  Promoção do Ser Humano que deve estar em processos de crescimento contínuo com autonomia, criticidade, criatividade e amorosidade;
•  Ética, trabalhar com elevado senso de compromisso, seriedade e respeito em todas as nossas ações; 
• Igualdade –Tratamos com equidade nossos alunos e colaboradores, respeitando as necessidades e a capacidade de cada um;
•  Solidariedade –Valorizamos o espírito coletivo, comprometimento e colaboração no alcance dos objetivos institucionais; e
•  Espiritualidade como aglutinadora de forças, esperança e flexibilidade para a durabilidade da proposta.
 
Nossa Filosofia
•   Se fundamenta na visão do ser humano como responsável pelo seu processo de transformação, despertando-lhe o espírito crítico e sua integração efetiva na sociedade. 
•   Busca por meio desta filosofia o eixo “Espiritual” no sentido de que somos um Espírito, o ser responsável pela nossa evolução, tendo como princípios gerais: 
Somos seres integrais -temos uma dimensão intelectual, espiritual, psicológica, afetiva, motora e social.

 



Mesagem Irmão José

Apoiadores