Notícias

Bois de Mamão se reúnem na Casa da Fraternidade


A Casa da Fraternidade recebe neste sábado (17)  os Pontos de Cultura do Sul de Santa Catarina. A atividade tem a parceria da Unesc. O Encontro de Bois de Mamão entre Pontos de Cultura ocorre das 9  às 17 horas com objetivo de difundir e fortalecer a identidade cultural catarinense.

As instituições que se tornaram Pontos de Cultura, título adquirido devido a excelência dos trabalhos culturais realizados na região. A Unesc por meio do Projeto Boi de Mamão na Comunidade se tornou Ponto de Cultura em 2018. A Casa da Fraternidade pelo Projeto Juventude Luzes do Amanhã ganhou o título em 2009. Desde então ambas vem incentivando a cultura através de diversas oficinas e ações educacionais/culturais, atendendo crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

A ação foi idealizada pelo Setor Arte e Cultura da Unesc, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e teve como parceiros a Casa da Fraternidade e o Departamento de Cultura de Araranguá. As atividades farão parte da Agenda Agosto Cultural do município, envolvendo toda a comunidade, crianças, adolescentes, jovens, adultos, educadores e interessados na temática.

A programação iniciará às 9 horas, com a Oficina de Construção de Bois de Mamão com José Marcondes (Tubarão-SC), mais conhecido como Zé do Boi. Marcondes é um dos principais incentivadores da cultura popular Boi de Mamão de Santa Catarina, além de ministrar a oficina irá expor seus trabalhos artesanais.

A partir das 13 horas acontecerão a Oficina de Música de Boi de Mamão com Vinicius da Silva Martins, bolsista do Projeto Boi de Mamão na Comunidade – Unesc, e a Oficina de Dança Dramatúrgica do Boi de Mamão, com o artista da dança e produtor cultural da Unesc Maxwell Sandeer Flôr.

“No final do dia haverá apresentações com o grupo de Boi de Mamão da Escola Heriberto Hülse e cortejo com os bois confeccionados durante a ação. Será um dia de festejo da tradição catarinense”, destaca Cátia Hahn, presidente da Casa da Fraternidade.

Segundo Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do setor Arte e Cultura da Unesc, a ideia do encontro é uma ação do Boi de Mamão na Comunidade, aprovado pelo Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura na Edição Selma do Cocco - 2018. Além de alinhar ações com o  Projeto de Extensão da Unesc, que desde 2015 vem realizando parcerias com instituições, no sentido de salvaguardar os “fazeres” da cultura popular catarinense.

 

 

 

Bois de Mamão se reúnem na Casa da Fraternidade
Bois de Mamão se reúnem na Casa da Fraternidade
Bois de Mamão se reúnem na Casa da Fraternidade



Voltar Voltar

Apoiadores