Notícias

Premiação Concurso Literário


Em 2014, a Casa da Fraternidade através do Projeto Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro no Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, realizou a Premiação de mais uma edição do Concurso Literário Ler é prazer.
 
A Coordenadora do Projeto Biblioteca Semeadores do Futuro Rosângela Castilhos, explica que o Concurso Literário Ler é Prazer é realizado todos os anos na Biblioteca Semeadores do Futuro da Casa da Fraternidade. Durante o ano são realizadas diversas ações de incentivo a leitura com “Mediação de leitura” e “Rodas de leitura” para crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos, que culminam com trabalhos criativos elaborados pelos próprios educandos. Os educandos mostram seu potencial criativo e de interpretação em trabalhos que são expostos para a Comunidade e seus pais num dia especial onde ocorre uma premiação. O resultado do projeto é visto no desenvolvimento do censo critico, no desenvolvimento do letramento, vocabulário e interpretação, na reflexão, concentração, e comunicação dos educandos.
 
Neste ano em sua VII Edição o Concurso Literário contou com quase 200 trabalhos inscritos, e o projeto já conta com o apoio da Fundação D’Paschoal que faz todos os anos a doação de 200 livros para doação aos participantes, e da Fundação Biblioteca Nacional que vem apoiando a manutenção do espaço literário.  
 
A Cerimonia foi antecedida por uma Contação de Historia com Felicia Fleck de Florianópolis que também realizou uma oficina de Contação de historias durante todo o dia. 
 
A mesa de honra contou com a presença do Coordenador de Relações Externas do IFSC de Araranguá Alexandre Rocha, que vem realizando algumas parcerias com a entidade em seus projetos educacionais, com a Assistente Social da entidade Jerusa Serafim, com a Nutricionista Francine Machado apoiadora do projeto, e na plateia os educandos e seus familiares, colaboradores e amigos.
 
Os 04 primeiros colocados receberam como premiação um tablet, uma bicicleta e jogos educativos doados por colaboradores do projeto, Livraria Lojas Fátima e Espuleta Brinquedos. A escolha dos melhores trabalhos foi realizada pela Psicóloga da Instituição Sílvia B. Von Borowski, e assim ficou a premiação: 
 
• 1º Lugar: Lugas Malgarise Fraga ganhador de um Tablet 
 
• 2º Lugar: Gustavo Freitas Moura ganhador de uma Bicicleta
 
• 3º Lugar: Jenifer Jane da Silva Casagrande ganhadora de um Jogo Literário
 
• 4º Lugar: Rafaela Gonçalves dos Santos ganhadora de um Jogo Literário
 
 
 
A entidade Casa da Fraternidade já está se preocupando com a manutenção deste trabalho nos próximos anos, e para isso já tem seu projeto aprovado para recebimento de doação através do FIA- Fundo da Infância e Adolescência do Município de Araranguá, da qual os apoiadores podem abater no imposto de renda sua colaboração. E também está realizando uma Campanha para terminar a sede do Projeto Biblioteca Semeadores do Futuro, que deve contar com sala de leitura, sala de artes visuais, informatica e reforço escolar. A obra já está começada e a entidade está arrecadando material de construção. Quem quiser colaborar para dar continuidade a este sonho, pode entrar em contato através do telefone: 3527.0214 ou email casa.fraternidade@gmail.
 
 
 
A Casa da Fraternidade:
 
Há quase 27 anos a Casa da Fraternidade vem se esforçando para minimizar os riscos sociais das crianças e adolescentes de nossa cidade. Localizada no Bairro Lagoão, a instituição se tornou importante parceira na Defesa e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Tornou-se Ponto de Cultura em 2010 através do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura Estadual. Com o apoio da Prefeitura Municipal hoje realiza o Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã com 13 oficinas diferentes para 205 crianças e adolescentes e conta com diversos profissionais envolvidos, entre eles assistentes sociais, psicologos, psicopedagogos e pedagogos. Nos anos de 2012 e 2014 recebeu o apoio do Programa Criança Esperança e da Fundação Biblioteca Nacional. 
Quem quiser conhecer um pouco mais dos trabalhos pode acessar o site www.projetojuventude ou facebook/pontojuventude
 
Catia Hahn
Presidente

 

Premiação Concurso Literário
Premiação Concurso Literário
Premiação Concurso Literário
Premiação Concurso Literário
Premiação Concurso Literário
Premiação Concurso Literário



Voltar Voltar

Apoiadores