A Casa - História

Somos uma Entidade Beneficente cadastrada no Conselho Nacional de Assistencia Social no amparo e promoção da Infância e Adolescência.
Somos um Ponto de Cultura reconhecido pelo Ministerio da Cultura.
Somos uma instituição educacional cadastrada no MEC
Somos um recanto de amor para centenas de crianças, adolescentes, jovens e suas familias que passam pela Casa todos os dias.
 
A Casa da Fraternidade de Araranguá vem atendendo mais de 400 crianças em suas atividades, desenvolvendo as potencialidades e contribuindo com a formação de milhares de pessoas atraves dos seus projetos educacionais, culturais e assistenciais, como o Centro de Educação Infantil Creche Meimei que ampara bebes a partir dos 6 meses.
 
Ao longo dos seus 37 anos de existencia ja foram impactadas mais de 15 mil crianças e adolescentes que passaram pelo Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã em dezenas de oficinas artístico culturais que geram grupos que representam a cultura da nossa região por onde passa como Grupo de Capoeira Meninos do Futuro, o Boi da Fraternidade, HipHop Movimento Urbano, apresentações de teatro, balé, canto e música como a Banda Entre Nós. 
 
Enquanto as crianças estão nas atividades diarias participam tambem do apoio escolar complementar na Biblioteca Semeadores do Futuro, em oficinas criativas e assistem filmes no Cine Clube Ponto Juventude, das rodas de conversa em Valores Humanos, dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que garantem um olhar pontual quanto suas vulnerabilidades.
Aqui tambem são servidos 450 refeições ao dia levando uma alimentação saudavel para todos. A familia ainda pode contar com apoio medico, psicológico, psicopedagogico e acompanhamento assistencial por meio do Projeto Amor ao Nossos Filhos. 
 
A Casa tambem oferece para mulheres e gestantes o Projeto Renascer e cursos semiprofissionalizantes para jovens e adultos que buscam uma alternativa como a Padaria Escola. Ao todo são mais de 600 pessoas diretamente atendidas em suas ações diarias porque acreditamos no lema de Pestalozzi  “acreditar que cada ser humano traz em si potencialidades a serem desenvolvidas é admitir a idéia de permanente transformação”
 
Nossa Filosofia
•   Se fundamenta na visão do ser humano como responsável pelo seu processo de transformação, despertando-lhe o espírito crítico e sua integração efetiva na sociedade. 
•   Busca por meio desta filosofia o eixo “Espiritual” no sentido de que somos um Espírito, o ser responsável pela nossa evolução, tendo como princípios gerais: 
Somos seres integrais -temos uma dimensão intelectual, espiritual, psicológica, afetiva, motora e social.
 
Missão
"Contribuir com o desenvolvimento integral do individuo, trabalhando sentimento, vontade e razão, conscientizando-o de seu papel ativo, critico e construtivo na sociedade, na formação do homem de bem".
 
Visão
"Ser referencia em Educação Integral proporcionando um ambiente acolhedor, fraterno, solidario, comprometido com a pratica dos Direitos humanos"
 
Valores 
 •  Preocupação humanista e universalista; 
•  Respeito à dignidade, diversidade e direitos da pessoa;  
•  Promoção do Ser Humano que deve estar em processos de crescimento contínuo com autonomia, criticidade, criatividade e amorosidade;
•  Ética, trabalhar com elevado senso de compromisso, seriedade e respeito em todas as nossas ações; 
• Igualdade –Tratamos com equidade nossos alunos e colaboradores, respeitando as necessidades e a capacidade de cada um;
•  Solidariedade –Valorizamos o espírito coletivo, comprometimento e colaboração no alcance dos objetivos institucionais; e
•  Espiritualidade como aglutinadora de forças, esperança e flexibilidade para a durabilidade da proposta.
 
Principais Prêmios e Certificações: 
Reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura/Fundação Catarinense de Cultura através do Projeto Juventude Luzes do Amanhã- 2009  
CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - 2012 
Selecionado Criança Esperança por 4 vezes 2012, 2014, 2020/2021, 2022
Premio de Apoio as Bibliotecas Comunitárias- 2013 (Fundação Biblioteca Nacional)
Premio Pontos de Cultura 2016
Premio Culturas Populares (Teixeirinha) 2019
Premio Elizabete Anderle / FCC - 2019
Selecionado pelo CEDCA  FIA  Estadual - 2023
Premio Paulo Gustavo - 2024
Premio Sergio Mambert /Pontos de Cultura 2024
 
Estrutura
Possui sede própria numa área de 1.895 M2 contendo área edificada com salão multifuncional de artes ( aulas de balé, eatro, dança, capoeira e cinema) e palestras, sala de atendimento psicológico e assistencial, sala de estudos.
Biblioteca equipada sala de leitura, informática e sala de Reforço Escolar 
Sala de atendimento psicológico e assistencial, sala de estudos
Cozinha, refeitório, banheiros e área de serviço, Área coberta para recreação.
Padaria e sala de musica
Sala de Costura (Grupo Renascer)
Cozinha, refeitório, banheiros e área de serviço, Área coberta para recreação.
Creche com 03 salas de aula e parquinho.
Secretaria e administração. 
 
Nossa História 
Fundada pelo Movimento Espírita da Região Sul de SC em 08.11.1987 na cidade de Araranguá, cidade com mais de 70.000 habitantes, a Casa da Fraternidade é uma organização assistencial, educacional e cultural, que vem prestando assistência a qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade social. 
 
Em meados de 1987 um grupo de trabalhadores Espíritas decidiram fundar a Creche Meimei no bairro Lagoão, município de Araranguá. O projeto deu início à Instituição Espírita Casa da Fraternidade, que realizava além de palestras, um trabalho de evangelização. A partir de 1997 o jovem Alex Gomes (in memoriam) passou a ensaiar uma peça de teatro (Julinho, O engraxate) com adolescentes do bairro, formando o Grupo de Jovens Luzes do Amanhã. Em 2000 os trabalhos da creche foram transferidos, e nova Diretoria da Casa da Fraternidade conseguiu a reforma da Casa com ajuda de voluntários da comunidade. Em junho de 2001 iniciaram-se as atividades do novo projeto “Juventude Luzes do Amanhã”, que foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2008/2009 se tornando Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã devido ao extenso trabalho desenvolvido na área da Cultura.
 
Com uma proposta educacional pautada nos ensinamentos dos pensadores Pestalozzi e Paulo Freire, que valorizam a liberdade de expressão, a construção de pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e cidadania em seus princípios, e também nas ideias de Delors e Sathia Sai Baba na defesa da valorização do SER através de uma educação em valores e direitos humanos vem contribuindo com a educação integral dos assistidos, e ano após ano novas atividades foram surgindo, além do teatro que ganhou autonomia com  “Cia Teatral Bocarela das Palavradas, 2002” são realizadas diversas oficinas culturais como canto coral, musicalização, violão, artes visuais, dança, balé, capoeira, além de aulas de valores humanos, reforço escolar, dentre outros.
Como uma grande arvore aos poucos outros projetos foram surgindo de forma integrada: os projetos “Mulheres Solidárias Renascer”, a “Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro”. 
 
A partir de 2003 a instituição com uma media de 180 atendidos, inicia as aulas de Capoeira, e conta com a contribuição de médicos, psicólogos e psicopedagogos voluntários, e passamos a servir almoço e lanche para os mais carentes. As ações foram divididas em atividades Socioeducativas e Culturais, Ações Educacionais e Ações Comunitárias e Socio-Familiares, com o Projeto Amor aos Nossos Filhos.
 
Nos anos 2012 e 2014 o Projeto Juventude é apoiado pelo Criança Esperança, dando visibilidade e melhorando sua estrutura física e humana. Por meio do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã além das tradicionais oficinas surgem o boi de mamão, as brincadeiras antigas e de forma integrada o Projeto Cinema na Comunidade. Agora a instituição conta com um produtor cultural, que vai dar conta de sua extensa agenda de apresentações artísticas na cidade e região, além dos eventos, que também auxiliam na arrecadação de fundos, como o Café Cultural, Sarau e Noite Cultural, atingindo um público em torno de 8.000 pessoas por ano nas apresentações.
 
A partir de 2015 surgem os Projetos Bazar Solidario e Saude Solidaria, fundamos a Padaria Escola Pão Fraterno em 2016, e passamos a ter o apoio das universidades com projetos de extensão entre eles o Projeto Boi de Mamão na Comunidade (UNESC), o Projeto Brincando e Aprendendo (UFSC), Projeto Customização Renascer (IFSC).
 
Em 2019 com o apoio dos Supermercados e empresas de mídia da região iniciamos a Campanha Geração Solidaria que vem dando sustentabilidade a instituição. Ganhamos o Premio Teixeirinha Culturas Populares, e em 2020 conquistamos mais uma vez o Criança Esperança com o Projeto Capoeira Meninos do Futuro. Em 2024 conquistamos o Premio Sergio Mambert de estimulo a Cultura. 
 
Hoje a instituição vem diariamente trazendo o estímulo e a promoção social através da arte para mais de 400 crianças e adolescentes, além da preparação para o mercado de trabalho de jovens e ações assistenciais para mais de 300 famílias em situação de risco social de forma inteiramente gratuita. São mais de 600 pessoas atendidas nas suas atividades diarias e projetos e mais de 1300 beneficiados todos os meses nas ações sociais.
 
Através de seus projetos, percebe-se o grau de importância dos trabalhos desenvolvidos pela Organização e como a mesma é reconhecida de forma essencial na sociedade há tantos anos, trazendo mudanças e benefícios a mais de três gerações. 



Mesagem Irmão José

Apoiadores