A Casa da Fraternidade recebe neste sábado (17) os Pontos de Cultura do Sul de Santa Catarina. A atividade tem a parceria da Unesc. O Encontro de Bois de Mamão entre Pontos de Cultura ocorre das 9 às 17 horas com objetivo de difundir e fortalecer a identidade cultural catarinense.
As instituições que se tornaram Pontos de Cultura, título adquirido devido a excelência dos trabalhos culturais realizados na região. A Unesc por meio do Projeto Boi de Mamão na Comunidade se tornou Ponto de Cultura em 2018. A Casa da Fraternidade pelo Projeto Juventude Luzes do Amanhã ganhou o título em 2009. Desde então ambas vem incentivando a cultura através de diversas oficinas e ações educacionais/culturais, atendendo crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
A ação foi idealizada pelo Setor Arte e Cultura da Unesc, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e teve como parceiros a Casa da Fraternidade e o Departamento de Cultura de Araranguá. As atividades farão parte da Agenda Agosto Cultural do município, envolvendo toda a comunidade, crianças, adolescentes, jovens, adultos, educadores e interessados na temática.
A programação iniciará às 9 horas, com a Oficina de Construção de Bois de Mamão com José Marcondes (Tubarão-SC), mais conhecido como Zé do Boi. Marcondes é um dos principais incentivadores da cultura popular Boi de Mamão de Santa Catarina, além de ministrar a oficina irá expor seus trabalhos artesanais.
A partir das 13 horas acontecerão a Oficina de Música de Boi de Mamão com Vinicius da Silva Martins, bolsista do Projeto Boi de Mamão na Comunidade – Unesc, e a Oficina de Dança Dramatúrgica do Boi de Mamão, com o artista da dança e produtor cultural da Unesc Maxwell Sandeer Flôr.
“No final do dia haverá apresentações com o grupo de Boi de Mamão da Escola Heriberto Hülse e cortejo com os bois confeccionados durante a ação. Será um dia de festejo da tradição catarinense”, destaca Cátia Hahn, presidente da Casa da Fraternidade.
Segundo Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do setor Arte e Cultura da Unesc, a ideia do encontro é uma ação do Boi de Mamão na Comunidade, aprovado pelo Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura na Edição Selma do Cocco - 2018. Além de alinhar ações com o Projeto de Extensão da Unesc, que desde 2015 vem realizando parcerias com instituições, no sentido de salvaguardar os “fazeres” da cultura popular catarinense.