A leitura propicia diversos benefícios, como no desenvolvimento do censo crítico, no desenvolvimento do letramento, vocabulário e interpretação, na reflexão, concentração, e comunicação. Uma das formas da Casa da Fraternidade fomentar a leitura é com a realização anual do Concurso Literário, que chegou a sua décima edição.
A cerimônia do 10º Concurso Literário da Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro da Casa da Fraternidade contou com a participação da contadora de histórias, Rosi Gonçalves dos Santos, de Sombrio, que alegrou a tarde com seu talento, e a professora Alessandra da Escola Julieta Aguiar Bertoncine, de Araranguá, que apresentou seu projeto de incentivo a leitura.
“Agradecemos a todos que nos apoiaram para a realização deste evento, como a Rosi e a Alessandra. Também gostaríamos de agradecer a nossa equipe pedagógica, que ao longo de meses veio realizando rodas leitura, mediação e diversas ações de incentivo em nossa Biblioteca que culminaram com este belo trabalho. Queremos agradecer aos apoiadores do nosso 10º Concurso Literário que contribuíram para os brindes dos ganhadores: Bio Fitness, Viva Esporte, Geek Mania, Futebol Clube, Eder Eletrônica, Rosana e Cássio, Espuleta e Talismã. Parabéns a todos que participaram e principalmente aos ganhadores”, reconhece a presidente da Casa da Fraternidade, Cátia Hahn.
A premiação veio após a leitura de um livro, no qual as crianças foram convidadas a produzir um trabalho escrito ou desenhado sobre a sua interpretação dos livros. Os melhores trabalhos foram premiados.
Neste ano, nove trabalhos foram selecionados por faixa etária e premiados:
6 a 8 anos
1º Pedro Gabriel Dresch
2º Helena Bitencourt Braun
3º Julia Borges Eloy
9 a 11 anos
1º Gabriel Luiz Januario
2º Leandro Júlio
3º Daniela Martins
Acima de 12 anos
1º Eliton Fagundes Borges
2º Isabela Corrêa Fernandes
3º Rayssa Gomes Furtak