XI Noite Cultural marca celebração dos 37 anos da Casa da Fraternidade
A instituição fundada em 1987 pelo Movimento Espirita do sul catarinense, completa 37 anos e iniciou a variada programação de comemoração nesta sexta-feira-8 de Novembro, com a tradicional XI Noite Cultural trazendo apresentações dos alunos em sua diversidade de oficinas.
A noite trouxe o talento e o esforço de dezenas de alunos proporcionando uma noite linda no palco do evento que aconteceu na sede da instituição, no bairro Lagoão-Araranguá.
Os grupos culturais formados pelas oficinas do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã , um dos 15 projetos executados na entidade apresentaram lindas performances artísticas como a cantoria do boi de mamão, a Banda entre Nós, coral, dança urbana, balé, violão, percussão, além de exposições dos trabalhos realizados nas oficinas de artes visuais, desenho e artesanato.
E a programação do mês de aniversario continua com a Premiação do XIII Concurso Literario no dia 13/11, com o II Manifesto Afro Brasileiro e XX Batizado da Capoeira nos dias 22 e 23/11 e encerra o mês com a II Mostra em Acordes na Praça de Araranguá no dia 30/11.
A instituição
Criada com a missão de gerar oportunidades e despertar as potencialidades dos membros da comunidade onde está inserida, vem contribuindo ao longo de 37 anos com o desenvolvimento integral do indivíduo para a formação da sua cidadania, trabalhando o sentimento, a vontade e a razão e conscientizando-o de seu valor, de seu papel ativo, crítico e construtivo na sociedade.
A entidade cultural e social por meio de 15 projetos educacionais, culturais e assistenciais como o Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, atende mensalmente cerca de 1500 pessoas, entre crianças, jovens e suas famílias, e realiza ao longo dos seus 37 anos de atividades fundamental e relevante serviço a toda a comunidade araranguaense e região do vale, o que já lhe rendeu muitos prêmios e certificação de reconhecimento nacional como o Criança Esperança, e o Premio Sergio Mambert por exemplo.
Além das atividades diárias no contra turno escolar com aulas de violão, boi de mamão, musicalização, capoeira, aikidô, jiu-jítsu, danças, entre outras que promovem mostras artísticas favorecendo a difusão e disseminação da arte em seu contexto social, também são realizadas ações educacionais na Biblioteca Semeadores do Futuro como reforço escolar, aulas de informática, inglês, valores e direitos humanos, ações de incentivo a literatura como contação de histórias, rodas de leituras, oficina de escrita criativa e desenho. E em 2024 voltou a atender bebês a partir de 6 meses a 3 anos e 11 meses com a reativação da Creche Meimei, primeiro projeto instituído na Casa da Fraternidade.
Ao longo do ano todos os alunos atendidos recebem alimentação diária e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, pedagogos, médico e educadores diversos, uma ampla assistência dedicada através do Projeto Amor aos Nossos filhos.
Maiores informações nas paginas da instituição: www.acasadafraternidade.org.br e @acasadafraternidade
Voltar