Notícias

Ultima apresentação do Recital Vozes da História


O Grupo Vozes do Amanhã da Casa da Fraternidade encerrou a temporada de apresentações deste ano do espetáculo Recital Vozes da Historia na terça-feira, dia 12, com apresentação para alunos do Colégio Estadual e alunos da Escola Castro Alves.

Essa foi a sexta apresentação do espetáculo realizado por alunos do Ponto de Cultura da Casa da Fraternidade. O espetáculo foi produzido com apoio da empresa Alliance One do Brasil, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), de 2016, em dez meses de aulas de canto e preparação musical.

Desde Novembro, o espetáculo vem sendo apresentado para alunos do IFSC, do Colégio João Matias, da Escola Julieta Aguiar Bertoncine e também para alunos da própria Casa da Fraternidade.

O recital é um verdadeiro show, onde os coralistas executaram os principais compositores desde a década de 40: Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Roberto Carlos, além de Milton Nascimento, Legião Urbana e até Mamonas Assassinas.

“Foi muito gratificante para todos que trabalharam durante este ano ver o resultado deste trabalho”, ressalta Catia Hahn, presidente da Casa da Fraternidade.

O Grupo Juvenil Vozes do Amanhã é resultado da Oficina de Canto Coral realizada no Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã da Casa da Fraternidade desde 2009, e hoje regido pelo Maestro Reinaldo Hoepers.

No fim de 2016, o grupo recebeu o apoio do FIA de Araranguá para a realização do Projeto Concerto Didático Vozes da História. O projeto iniciou em 2017 com aulas de técnica vocal para mais de 40 alunos e, após uma rigorosa seleção, foi formado o grupo que apresentou o Recital Vozes da História.

Por meio da oficina de Canto Coral, o grupo formado por crianças e adolescentes de Araranguá foi entrando em contato com obras de grandes compositores da MPB relacionadas ao movimento histórico do Brasil, nas últimas décadas a partir de 1940. O grupo foi convidado a fazer uma pesquisa destes períodos históricos relacionando com as obras.

A ideia do projeto surgiu há três anos, numa parceria, quando a produtora e diretora da entidade propôs, para o maestro Reinaldo Hoepers, o projeto, observando que, atualmente, percebe-se no meio juvenil a carência de um contraponto à massificação cultural, muito mais interessada na mercantilização da arte de fácil consumo e desinteressada na formação do indivíduo.

A iniciativa foca na necessidade de formação de plateia para a Música Popular Brasileira de modo a garantir a diversidade e propiciar o enriquecimento cultural da população.

Assim além de o Recital Vozes da História contribuir com o despertar, o desenvolvimento, a sensibilidade e criatividade por meio da música, com linguagem artístico-musical, também vem incentivar o gosto por esse gênero no público juvenil favorecendo o conhecimento das obras de grandes compositores da MPB e também do movimento histórico do Brasil.

Desse modo, vem contribuir com a formação do cidadão, oportunizando ao público-alvo fazer distinções, desenvolver maior autonomia e capacidade de elaborar sua própria opinião sobre a arte, a vida e sobre o contexto social ao qual está inserido. Também contribui de forma ativa com as mudanças socioculturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

Nosso muito obrigado pelo carinho, pela energia!! Foi demais!!!

 

Ultima apresentação do Recital Vozes da História
Ultima apresentação do Recital Vozes da História
Ultima apresentação do Recital Vozes da História
Ultima apresentação do Recital Vozes da História
Ultima apresentação do Recital Vozes da História



Voltar Voltar

Apoiadores