É um espaço de base comunitaria criado em 2001 e reconhecido pelo Ministério da Cultura e Estado de SC em 2009 como Ponto de Cultura.
Vem ao longo de quase 24 anos oferecendo um espaço alternativo de criação e produção de cultura para crianças, adolescentes (06 a 14) e jovens(15 a 24 anos).
São realizadas atividades regulares ao longo de 12 meses, com oficinas culturais que resultam em produção de espetáculos, eventos, bem como uma programação artística e cultural, mostras artísticas e apresentações que favorecem a difusão e disseminação da Arte em seu contexto social e integrador.
Objetivo:
Promover o desenvolvimento integral da criança, adolescente, jovens e suas famílias, por meio de um espaço alternativo de criação e produção de cultura, promovendo a difusão da cultura, a formação de novos artistas, o desenvolvimento de potencialidades, a educação integral, através de um conjunto de ações culturais, educacionais e socio-assistencial dos atendidos, aliadas a promoção dos Valores e Direitos Humanos.
Foi ganhador do Premio Criança Esperança em 2012 e 2014, do Prêmio Pontos de Cultura em 2016, Premio Culturas Populares em 2019, Premio Trajetorias em 2020, Premio Elizabete Anderle 2021, Premio Sergio Mambert em 2024.
Publico:
400 crianças, adolescentes e jovens ao ano que participam de em media 3 atividades.
250 famílias atendidas principalmente em situação de risco social.
moradores de 19 bairros da cidade de Araranguá e região.
O projeto se propõe a realizar anualmente:
1-Oficinas culturais permanentes (semanais) e oficinas integradoras (gratuitas) com 400 vagas para crianças, adolescentes e jovens. (06 aos 24 anos)
2-Produção de espetáculos (dança, canto, música, teatro, boi de mamão), e exposição do produto final de cada oficina.
3-Atividades pedagógicas permanentes como aulas de informática, reforço escolar, aulas de valores humanos, e práticas literárias, jogos e brincadeiras, integradas a Biblioteca Comunitaria Semeadores do Futuro
4-Realização de oficinas (temporárias) ou workshop.
5-Apresentação dos grupos artísticos formados no Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã em espaços escolares, praças e eventos.
6-Mostras artísticas de alunos do projeto em eventos como o Café Cultural e Noite Cultural da Casa da Fraternidade, a Mostra em Acordes, e outros.
7-Mostra de teatro Alex Gomes no auditório do Ponto de Cultura com espetáculos gratuitos de artistas convidados, integrado a Cia Teatral Bocarela das Palavradas.
8-Mostra Afro-brasileira aliada ao Evento Batizado da Capoeira Meninos do Futuro no final do ano, com a graduação dos alunos da Oficina de Capoeira.
9-Oferecer apoio sócio assistencial (atendimento psicológico, pedagógico, assistencial, almoço e lanche aos atendidos com carência, integrado ao Projeto Amor aos Nossos Filhos e Saúde Solidaria)
Oficinas Culturais de:
• Canto Coral
• Violão
• Musicalização/Percussão
• Balé Clássico
• Dança
• Teatro
• Artes Visuais
• Brincadeiras Antigas
• Artesanato
Contribui com outros diversos projetos integradores
• Projeto Cinema na Comunidade, o Boi de Mamão na Comunidade, Projeto Brincando e aprendendo, Projeto Vozes da Historia, Projeto Capoeira Meninos do Futuro, e Projeto Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro.